EntretenimentoFilmes e Documentários

3 documentários disponíveis no Netflix sobre os impactos dos alimentos em nós e no planeta

docu

Existem algumas coisas que são essenciais para a vida, uma delas é a alimentação. Devemos ingerir todo dia determinada quantidade de nutrientes para que nosso organismo continue funcionando da melhor forma possível. Mas se voltarmos no tempo e analisarmos como nos alimentávamos a algumas décadas atrás podemos perceber que uma grande quantidade de alimentos processados e modificados que foram inseridos na nossa alimentação.

Indico para vocês 3 documentários, disponíveis no Netflix, que nos fazem questionar o que estamos comendo e como estamos gerando problemas para nós e para o planeta por causa da nossa alimentação. Eles também nos fazem refletir sobre como somos enganados e induzidos a consumir certos tipos de alimentos e, dessa forma, manter o mercado agropecuário e todos seus dependentes, direta ou indiretamente.

Vamos aos documentários:

1. Cowspiracy – O segredo da sustentabilidade

f65f00ed763303f6b4d7da8365134246

Fala-se muito sobre sustentabilidade e em como devemos realizar práticas sustentáveis, como tomar banhos rápidos, não deixar a torneira aberta, separar e reciclar o lixo, reutilizar materiais, plantar árvores, e mais uma infinidade de ações para frear o impacto que causamos ao planeta durante anos. Mas será que todos esses problemas, como efeito estufa, falta de água, falta de comida, empobrecimento do solo, ar poluído seriam minimizados fazendo tudo isso que a mídia e o governo propõem?

Cowspiracy é um documentário que te faz repensar tudo que já disseram para você fazer em prol do planeta e te faz questionar um fato que nunca mencionaram e que impacta diretamente o meio ambiente: a agropecuária.

A agropecuária, segundo a pesquisa feita pelo responsável pelo documentário, é a principal causadora da degradação do meio ambiente. Pois, para produzir algumas cabeças de gado é preciso que:

  • florestas sejam derrubadas para criação de pastagens;
  • florestas sejam derrubadas para o cultivo dos alimentos para o gado;
  • uma grande quantidade de água seja utilizada para criar um animal desde o nascimento até a morte;

Além do que, há muita liberação de resíduos prejudiciais ao meio ambiente para que um animal seja criado desde o nascimento até o abate, tais como agrotóxicos para as plantações e gás carbônico.

E o pior disso tudo é que nenhuma ONG ou instituição governamental cita algo sobre isso, eles são coniventes e beneficiários desse mercado e preferem te aconselhar a economizar água em prol do planeta.

10 documentários na Netflix para refletir sobre o impacto ambiental que o ser humano vem causando

2. GMO OMG

maxresdefaultll
http://nyfoodiefamily.com/

Um documentário que fala sobre um dos alimentos mais consumidos nas ultimas décadas: os transgênicos. Com certeza você já viu aquele símbolo de alerta dentro de um triângulo amarelo em várias embalagens de produtos. Mas você sabe o que é um alimento transgênico?

A definição básica é que um alimento transgênico é um alimento geneticamente modificado. Certo. Mas o que isso quer dizer?

Há dois tipos de modificar geneticamente um alimento:

  • modificar os genes para que a planta possa ser pulverizada com agrotóxico e não morrer.
  • modificar os genes para que a planta consiga matar algum tipo de inseto que venha causar algum dano à planta.

Agora vamos parar para pensar: se essa modificação na semente da planta consegue matar um inseto, o que ela pode fazer ao nosso organismo??

GMO OMG traz esses questionamentos e também nos mostra como a indústria de produção de sementes (Monsanto, já que esta é a grande produtora de sementes do mundo) é perversa.

Conheça a agricultura que planta florestas (documentário)

3. Forks over Knives

forksoverknives
http://sustainable.media/

Alguma vez que você foi ao médico com um problema do coração ou diabetes ou pressão alta e seu médico questionou sua alimentação? Ou ele apenas fez exames e te receitou uns remédios?

“O homem é aquilo que come”, já dizia Hipócrates, o pai da medicina. E pensando nisso, você já parou para prestar atenção na sua alimentação? A maioria dos alimentos que consumimos e que estão disponíveis nos supermercados são processados e, nem sempre, tão saudáveis como seus rótulos anunciam.

Forks over Knives nos mostra o quanto a ciência já tem comprovado que alguns alimentos são prejudiciais ao nosso organismo. Dentre esses alimentos estão a carne, peixe, frango e os derivados, com leite, ovos e queijos. Esses alimentos tendem a deixar nosso corpo mais ácido, gerando reações negativas para nós. Mas não é isso que a mídia e a indústria alimentícia divulga, na verdade, eles não querem que você saiba que está consumindo algo que vai lhe fazer mal.

Campbell e Esselstyn fizeram pesquisas sobre como a alimentação interfere na nossa saúde, e os resultados são intrigantes. Várias doenças em vários países estão relacionadas com a alimentação da população. Vemos ainda, que através de mudanças alimentares, uma alimentação constituinte de alimentos integrais e vegetais, o corpo responde muito rapidamente melhorando os níveis de colesterol, diabetes, bem estar, energia, entre outros.

Espero que gostem e que estes documentários tragam alguma reflexão sobre o que estamos consumindo e como estamos sendo enganados pelos grandes mercados e corporações.

Print Friendly
Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma metamorfose ambulante que acredita num mundo melhor e em um ser humano vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Atualmente, está aprendendo a ser vegetariana e estudando sobre sustentabilidade. Diz que quer viver fazendo o que gosta e que ajudar o próximo é uma atitude nobre. Um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: