AlimentacãoFaça Você MesmoReceitasVida Natural

15 receitas de bebidas probióticas para curar seu intestino

bebidas probióticas

Estar com a saúde em dia é essencial para uma vida de qualidade, e ao cuidar do seu intestino, você já está ajudando bastante nesse processo. Muitas vezes, você pode pensar que seu intestino está em perfeita forma, mas pode se enganar! Nosso corpo funciona como um ecossistema integrado, de modo que um desequilíbrio em uma determinada área do corpo pode afetar uma área completamente diferente.

Os pesquisadores estão cada vez mais conscientes de que um intestino doentio pode comprometer nossa imunidade, nossa função cognitiva, nosso peso, equilíbrio hormonal e muito mais. Uma das coisas mais fáceis que você pode fazer para curar seu intestino é adicionar bactérias benéficas, conhecidas como probióticos, à sua dieta diária.

Ao incluir probióticos em sua dieta, você conta com os seguintes benefícios:

Maior imunidade

Surpreendentemente, 80% do nosso sistema imunológico está localizado em nosso sistema digestivo! Isso significa que, aumentando a saúde intestinal, naturalmente, a nossa imunidade aumenta também.

Tratamento da inflamação

A inflamação crônica está ligada a uma infinidade de doenças como asma, alergias, doenças cardíacas, câncer, envelhecimento prematuro e muito mais. Os probióticos podem realmente ajudar a combater este excesso de inflamação e prevenir ou melhorar as suas condições associadas. Um estudo, realizado na Irlanda, descobriu que certas bactérias probióticas podem ajudar a tratar pacientes com condições inflamatórias como síndrome de fadiga crônica, psoríase e colite ulcerativa.

Redução da Pressão Arterial

Uma revisão de nove estudos mostrou uma ligação definitiva entre o consumo de bactérias benéficas e níveis mais baixos de pressão arterial. Isto é algo que deve ser de particular interesse para um em cada três americanos que sofrem com hipertensão.

Colesterol mais baixo

Probióticos podem ajudar a reduzir o colesterol, de acordo com um estudo feito com homens de meia-idade. Foi descoberto que uma dose diária de leite fermentado (uma fonte natural de probióticos), reduziu os níveis de colesterol total e LDL (“ruim”) em 6% e 10%, respectivamente.

Melhora da aprendizagem e da memória

O cérebro e o sistema gastrointestinal compartilham uma conexão íntima – conhecida como o eixo do cérebro-intestino. O que significa que um intestino saudável leva a  um cérebro saudável.

     

[Manga – rica em nutrientes e versátil na cozinha]

Aumento do humor

O eixo do cérebro-intestino pode explicar também por que os probióticos são eficazes para ajudar a combater a depressão e raiva. Em um estudo realizado na Holanda, os cientistas descobriram que os participantes que tomaram probióticos tiveram uma redução significativa nos pensamentos negativos e agressivos.

Alivio do IBS

Alguns probióticos podem aliviar os sintomas inflamatórios e digestivos associados com a Síndrome do Intestino Irritável (IBS). Estas bactérias amigáveis ​​também podem retardar a doença de Crohn.

Prevenção ou tratamento da diarreia

Tomar probióticos ajuda a prevenir diarreia e outros problemas de estômago, em sua maioria causados pelo uso frequente de antibióticos.

Cura de Infecções do Trato Urinário

Algumas pesquisas dizem que as infecções do trato urinário – que afetam mais de 50% das mulheres – podem ser prevenidas com ingestão regular de alimentos probióticos, bebidas ou suplementos.

Prevenção de dermatite Infantil e Alergias

Dermatite infantil é um sinal precoce de alergias – e probióticos podem ajudar a prevenir ambas as condições em bebês. Em um estudo realizado com 241 mulheres, os cientistas descobriram que aquelas que tomaram probióticos durante a gravidez notaram uma diminuição na ocorrência de dermatite em seus bebês. Enquanto 71% das crianças no grupo placebo (neutro) sofreram dermatite pelo menos uma vez, apenas 29% no grupo que tomava probiótico apresentou a doença.

[Alimentação alcalina – A alimentação que transforma]

Perda de peso

Algumas pesquisas já comprovaram que é possível usar os probióticos para combater a obesidade. Tenha em mente que um sistema digestivo lento (que pode ser melhorado através de probióticos) dificulta a perda de peso. Sendo assim, o papel desses microrganismos é acelerar o sistema digestivo, potencializando a redução das medidas.

Melhora da Higiene Oral

Existem crescentes pesquisas que destacam o papel benéfico dos probióticos no cuidado com a saúde bucal. Isso em relação, mais especificamente, quando trata-se da prevenção e do tratamento de infecções orais, cáries e mau hálito.

Bebidas probióticas para você fazer

Agora você está ciente dos diversos benefícios de se ingerir probióticos. Então, saiba que existem várias bebidas feitas com alimentos que podem potencializar esses efeitos. Que tal experimentar algumas (ou várias) dessas bebidas em casa?

Confira algumas receitas:

  • Kombucha : é uma bebida fermentada, obtida a partir de infusões de chá ou de outras bebidas ricas em cafeína. Além de ser rica em probióticos, serve como um poderoso antioxidante, e contém vitamina C. É muito consumida para desintoxicar o organismo, protegê-lo contra inflamações e ativar o sistema imunológico. 
  • Kefir de água : é uma bebida refrescante e fácil de fazer. Ideal para quem segue dietas veganas e sem produtos lácteos. Ao ser feito, pode ser consumido imediatamente, ou você pode aumentar sua fermentação com um suco de frutas, criando uma bebida refrescante, cremosa, e que agrada tanto crianças quanto adultos.
  • Kefir de chá gelado de ervas: uma vitamina natural e energética, feita a partir da infusão de ramos de urtiga (que é rica em ferro) e dente-de-leão, no kefir de água.
  • Kvass de Beterraba: tradicional na Rússia e na Ucrânia. Esta bebida fermentada à base de leite é terrosa, salgada, azeda e doce (sim, tudo ao mesmo tempo!) e cheia de probióticos. Você pode beber o kvass puro ou usar como molho para saladas e sopas.

[Kombucha: aprenda como preparar esse milenar probiótico]

  • Limonada probiótica de morango: essa versão,mais adocicada que a limonada tradicional, é feita com mel, stevia, morangos, suco de limão fresco e kombucha sem sabor.
  • Kefir de água de coco: uma bebida refrescante que combina o poder dos probióticos com a nutrição oferecida pela água de coco.
  • Smoothie verde: smoothies verdes são ricas fontes de vitaminas e minerais e seus benefícios são diversos. Essa versão oferece mais um: é rica em bactérias probióticas! Feito com kefir de água de coco, maçã, pera, pepino, espinafre, abacate, aipo, gengibre e limão, essa bebida é super saborosa.
  • Suco de laranja fermentado: além de ser repleto de probióticos benéficos. Esse suco levemente adocicado lembra alguns refrigerantes de laranja e com ele você também pode fazer uma deliciosa geleia.
  • Refrigerante de gengibre: com essa bebida refrescante e deliciosa, adultos e crianças tomarão uma dose de probióticos sem sequer perceber. O gengibre é ótimo para a digestão e no alívio das náuseas; Quando misturado com suco de limão, sal e açúcar, transforma-se em um verdadeiro remédio.
  • Soda de Morango: feito à base de gengibre com um toque adocicado de morango. Essa refrescante receita é um ativador de micro-organismos essenciais para nosso corpo, além de ser uma ótima pedida para se refrescar no verão.
  • Smoothie de mirtilo: os mirtilos, também conhecidos como blueberries, são pequenas frutinhas e poderosos antioxidante. Se você procura uma refeição fácil, rápida, rica em nutrientes e ótima para o intestino, basta misturar alguns mirtilos com kefir de leite, banana, abacate e sementes de chia.
  • Suco verde probiótico – como se os sucos verdes já não fossem saudáveis ​​o suficiente, esta receita os leva ao limite, adicionando à mistura de espinafre, couve, aipo e salsa uma dose extra de probióticos.
  • Kombucha de chá mate com café – essa mistura de dois sabores fortes e peculiares é ideal para os aventureiros que gostam de experimentar novidades.
  • Cidra de vinagre de maçã: o vinagre de maçã cru é naturalmente fermentado e apresenta uma série de benefícios para sua saúde, além de fornecer a sua dose diária de probióticos. Para fazer esse drink, basta misturar o vinagre com suco orgânico de maçã, stevia, essência de baunilha e canela.

Limonada Probiótica

Uma receita fácil de preparar, que você pode fazer com ingredientes básicos encontrados no mercado. Embora não seja exatamente igual à limonada tradicional, faz bastante sucesso com crianças de todas as idades. Confira a receita:

INGREDIENTES DA LIMONADA

  • Iogurte natural fresco;
  • 1 copo de açúcar (não utilize o refinado);
  • 10 a 12 limões;
  • Água.

COMO PREPARAR A LIMONADA

  • Obtenha o soro do leite colocando o iogurte sobre um pedaço de gaze fina e esticada.
  • Coe o iogurte em temperatura ambiente para extrair o soro.
  • O processo de obtenção do soro pode demorar alguns minutos para alcançar a medida de um copo.
  • Esprema os limões e ponha o suco em uma jarra de 1 litro.
  • Junte o açúcar e o soro de leite.
  • Complete com água fria e misture.
  • A mistura deve permanecer em temperatura ambiente por três dias. É durante este período que se dará o processo de fermentação. O resultado é a produção de bactérias que fazem bem ao organismo.
  • Passado este período, o suco está pronto para ser bebido. Mantenha a jarra na geladeira.

Recomenda-se beber três copos de limonada diariamente. Invista na limonada probiótica e garanta uma boa saúde para você e sua família.

 

Clara
escrito por:Clara

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos