Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
hidroponia

Existe uma variedade infinita de plantas, ervas e vegetais, e seus usos são diversos, desde decoração a cura de doenças e, com certeza, você possui algumas espécies em casa.  

Mas já pensou em não precisar mais comprar em mercados, e sim cultivá-las em casa, de uma maneira simples e eficiente? As ervas cultivadas em água são tão saborosas quanto aquelas que você cultiva no jardim. E o melhor: você não precisa mexer com o solo ou se preocupar em regá-las frequentemente.

A maioria das plantas se desenvolve bem na água, mas aquelas que começam como sementes (mostarda e coentro, por exemplo) são um pouco mais complicadas. Nesse caso, você precisa semear as sementes no solo ou algum outro meio e, em seguida, transferir as mudas para a água. A transição do solo para a água não é impossível, mas nem sempre funciona, pois as raízes cultivadas no solo são um pouco diferentes das raízes de água.

O que você precisa para cultivar plantas na água

Água

Para fazer uma pequena horta de ervas em sua cozinha, você pode fixar as raízes em estacas e colocá-las em garrafas de vidro com água pura. Evite usar água clorada, as mais indicadas são aquela vinda direto da nascente ou a água de poço, pois são mais concentradas em minerais que podem ser úteis para plantas.

Recipientes

Quanto ao recipiente, você pode utilizar frascos de plástico, garrafas de vidro ou até mesmo garrafas PET. As raízes gostam geralmente de crescer longe da luz, por isso garrafas e recipientes escuros são os mais indicados. Você pode também optar por envolver um pedaço de papel ao redor da garrafa ou recipiente para manter a raiz no escuro.

Os recipientes de boca estreita têm uma vantagem: podem suportar os cortes e mantê-los quase na posição vertical. No entanto, a boca do recipiente não deve ser muito estreita ou apertada ao redor do corte. As raízes têm que respirar e a boca do recipiente deve permitir a livre circulação de ar.

Se estiver usando um recipiente de boca larga, você tem a opção de cobrir o topo com nylon ou rede de arame. As redes são muito vantajosas, especialmente, em áreas mais quentes, pois impedem a proliferação de larvas de mosquitos.

Aprenda como replantar os restos de sua cozinha

Estacas de plantas

Estacas são muito mais eficientes para fazer a raiz se desenvolver na água. Se você tem algumas ervas crescendo no jardim, corte cerca de 15 cm das pontas e coloque a planta nos recipientes cheios de água. Remova as folhas mais baixas dos cortes e as pontas inferiores perto dos nós de onde as raízes surgem. Quando forem inseridas nas garrafas, as folhas não devem tocar a água, pois dessa forma apodrecem facilmente.

Troque a água do recipiente uma vez por semana, sem retirar as mudas. Uma vez que as raízes começam a crescer, geralmente entre 2-6 semanas, as trocas semanais de água podem não ser mais necessárias.

Quando o jardim invade o quarto – plantas para a hora do sono

Conheça 14 plantas, ervas e vegetais que podem ser cultivadas na água

  • Comigo-ninguém-pode: Corte o crescimento superior da planta e, após secar, coloque no recipiente com água. Tome bastante cuidado ao manusear esta planta, sua seiva é cáustica e pode queimar sua pele.
  • Lírio-da-Paz: Você pode dividir em vários ramos ou colocar uma planta inteira em um pote. Basta lavar toda a terra das raízes e colocá-la na água.
  • Clorofito: Coloque plântulas ou plantas inteiras limpas em aquários redondos, ou recipientes semelhantes, cheios de água. Essa maneira é melhor para manter as plantas, porque você não precisa regá-las com frequência.
  • Alface: Este é o vegetal favorito dos agricultores hidropônicos. A maneira mais fácil de cultivá-lo em água é colocar as sementes em copos. Quando ficarem maiores, insira-os no recipiente com água.
  • Espinafre – Este vegetal de folhas é cultivado da mesma forma que a alface.
  • Tomate – Sementes de tomate são inicialmente colocadas em copos individuais e depois inseridas no meio de cultivo.
  • Pimenta: Suas exigências culturais são semelhantes às dos tomates.
  • Aipo: Ser capaz de cultivar aipo sem solo é um bônus, pois isso significa que não há sujeira depositada nas bases das folhas. Isso torna a limpeza do vegetal bem mais fácil.
  • Hortelã-Pimenta (Menta): Esta é a hortelã mais popular para usos medicinais, pois contém grandes quantidades de mentol. Essa substância promove uma sensação única de refrescância na pele ou na língua, mas sem realmente causar qualquer variação de temperatura. Cultivar menta em água é fácil, basta colocar algumas estacas nos recipientes com água e deixá-las crescerem.
  • Hortelã-Verde: Esta é outra variedade de hortelã muito semelhante à hortelã-pimenta. Na verdade, a hortelã-pimenta é um híbrido natural da hortelã-verde e é comumente conhecida como hortelã-da-água. Seus cultivos em água são idênticos.
  • Orégano: Esta é uma erva que vale a pena cultivar em casa, porque você pode usar as folhas para dar sabor a praticamente qualquer alimento. Pegue algumas mudas em estacas e coloque-as em água. Comece a retirar as pontas, assim que a planta começar a crescer bem.
  • Manjericão: Se você fornecer boa fonte de luz, essa planta irá amar o calor de sua cozinha e crescer feliz em um recipiente cheio de água. Pegue as mudas a qualquer momento antes de começar a florescer e transfira para a água.
  • Sálvia: Colha alguns ramos na primavera e coloque suas raízes na água. Você pode precisar apenas de uma ou duas mudas de sálvia, porque seu sabor é muito intenso, e pequenas quantidades são suficientes. Mantenha as plantas em luz constante e em um lugar bem arejado, pois esta erva é propensa a mofo.
  • Erva-Cidreira: O aroma dessa erva da família da hortelã remete ao limão e é sempre muito bem-vinda em qualquer casa, especialmente no inverno. Suas folhas são ótimas para fazer chá. Colha algumas mudas na primavera ou no outono. Mantenha os recipientes de água em um lugar quente que receba muita luz. As plantas podem levar de 3 a 4 semanas para desenvolver raízes. Mantenha a água limpa, realizando trocas regulares.

Pronto! Agora você já pode começar sua horta hidropônica sem precisar de um espaço com terra para plantar!

Clara
escrito por:Clara

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos