Construção NaturalSustentabilidade

10 Razões pelas quais as Earthships são fantásticas

Earthship

Earthships são casas 100% sustentáveis ​​que são baratas de construir e ótimas para se viver. Elas oferecem comodidades como nenhum outro estilo de construção sustentável que você tenha encontrado. Pelas razões que seguem, acredito que os Earthships podem realmente mudar o mundo. Veja por si mesmo!

1. Sustentável não significa primitivo

Quando as pessoas ouvem falar sobre a vida sustentável, elas normalmente imaginam casas primitivas sem o conforto do século XXI. E com razão, pois a maioria das soluções sustentáveis ​​propostas até agora se encaixam nessa descrição. Earthships, no entanto, oferecem todo o conforto de casas modernas e muito mais. Eu vou deixar essas fotos falarem …

2. Comida gratuita

Cada Earthship é equipada com uma ou duas estufas que cultivam alimentos durante todo o ano, não importa o clima. Isso significa que você pode se alimentar apenas com as plantas que crescem dentro de sua casa. Você também pode optar por construir um galinheiro em sua Earthship para ter uma fonte constante de ovos.

Earthship

3. Reutilização da água

Mesmo os climas mais áridos podem fornecer água suficiente para uso diário através de apenas um sistema de coleta de chuva. Todo o telhado da Earthship canaliza a água da chuva para uma cisterna, que então bombeia para as torneiras, descarga e chuveiro. A “água cinza” (provenientes das pias e do chuveiro) é bombeada para a estufa para regar as plantas. Depois de ser limpa pelas plantas, a água é bombeada para a caixa do vaso sanitário. Após sair do vaso, ela se torna “água negra” e seu destino é o jardim exterior, para dar nutrientes para as plantas não comestíveis.

Earthship

4. Calor e Abrigo

A parte mais brilhante da engenharia no Earthship é a capacidade de manter temperaturas agradáveis ​​durante todo o ano. Mesmo em climas quentes ou frios, as Earthships mantêm a temperatura constante em torno de 22º Celsius.

Este fenômeno é resultado do calor do sol sendo absorvido e armazenado por “massa térmica” – ou pneus cheios de sujeira, que compõem a estrutura do Earthship. A massa térmica atua como um dissipador de calor, liberando ou absorvendo calor quando o interior esfria e aquece, respectivamente.

As grandes janelas na frente da casa sempre voltadas para o sul (no hemisfério norte) permitem que o sol aqueça a massa térmica durante o dia.

5. Energia

Os painéis solares no telhado e as turbinas eólicas opcionais fornecem à Earthship toda a energia de que necessita.

Earthship

6. Liberdade

Com todas as suas necessidades básicas previstas e sem contas a cada mês, você está livre! Você não precisa trabalhar em um emprego que você odeia apenas para sobreviver. Assim, você pode concentrar seu tempo em fazer o que ama e melhorar o mundo ao seu redor.

Imagine se o mundo inteiro fosse capaz de se concentrar em fazer coisas extraordinárias ao invés de apenas fazer o suficiente para sobreviver. Imagine se até 10% do mundo pudesse fazer isso. O que mudaria?

Leia mais: Conheça as Earthsips: as casas sustentáveis e autônomas de Michael Reynolds

7. Fácil de construir

Em uma conferência recente sobre Earthship, em Toronto, no Canadá, um casal de quarenta e poucos anos compartilhou sobre como eles construíram uma Earthship de três andares sozinhos em três meses. Eles nunca construíram nada antes em suas vidas e foram capazes de construir uma Earthship com apenas plantas impressas. Eles não contrataram nenhuma ajuda, nem usaram equipamentos caros para facilitar o trabalho.

Se um homem e uma mulher podem fazer isso em 3 meses, qualquer um pode fazê-lo.

Earthship

8. Barato

As Earthships são exorbitantemente mais baratas que as casas convencionais. Se você mesmo constrói, os Earthships mais básicos custam apenas US $ 20.000 (modelo Simple Survival). Já um modelo mais sofisticado, o Modelo Global de 2 Quartos, custa US $ 70.000 ou mais, dependendo do quanto você quiser gastar com sua decoração.

Com essas opções de custo, as Earthships podem atender às necessidades de todos – dos menos privilegiados aos que têm maior poder aquisitivo.

9. Feito de materiais reciclados

Muitos dos materiais usados ​​para construir os Earthships são reciclados. Para começar, a estrutura é construída com pneus usados ​​cheios de sujeira.

Se há uma coisa que não falta na Terra, são pneus usados! Há lixões de pneus em todos os países do mundo. Existem até lugares que pagarão pelo pneu para levá-los embora.

As paredes (acima dos pneus) são criadas colocando garrafas de plástico e vidro no concreto.

Earthship

10. Pense diferente

A coisa mais poderosa que as Earthships fazem é forçar as pessoas a pensar de maneira diferente sobre como vivemos. Se a habitação pode ser tão impressionante e ser benéfica para o meio ambiente, então o que mais podemos mudar? O que mais pode se tornar mais simples, mais barato e melhor ao mesmo tempo?

É hora de repensarmos muito do que consideramos normal.

Traduzido e adaptado de High Existence.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.