EntretenimentoLeituraSustentabilidade

5 livros que ensinam as crianças a cuidar do Planeta

collage

No próximo dia das crianças, aniversário, natal que tal presentear os pequenos com histórias de respeito e zelo pelo meio ambiente? É uma lição que elas levarão para  o resto da vida. Crianças conscientes tornam-se adultos transformadores. Confira abaixo algumas sugestões de leitura bem bacanas.

Ensinando a criança a amar a natureza

Livro Ensinando a criança a amar a natureza

*Sinopse: As experiências que nasceram de uma formação no movimento escoteiro deram origem a um método em que o engajamento na preservação do meio ambiente é antes uma experiência de desafio, prazer, alegria e trabalho com o que as crianças gostam de fazer – brincar e usar a fantasia. Este é um livro indicado para pais, professores, educadores de Organizações sociais, chefes escoteiros, líderes religiosos e educadores voluntários.

Autor: Walter Dohme e Vania Dohme
Editora: Vozes

*Fornecida pela editora.

Criança da Amazônia

Livro Crianças da Amazônia

Sinopse: Rodrigo tem pai seringueiro. Tonho mora numa casa que mais parece uma garça com as pernas dentro do rio. Francisco vive em Marajó. Joana é neta de quilombola. Bento adora visitar a tia em Parintins e assistir à Festa do Boi-Bumbá. Kiniriê é indígena. Essas são algumas das crianças da Amazônia. O livro ensina brincadeiras e histórias dessa criançada esperta do Norte do país.

Autor: Mauricio Veneza
Editora: Mundo Mirim

O Menino do Dedo Verde

Livro O Menino do Dedo Verde

*Sinopse: O Menino do Dedo verde conta a história de Tistu, uma criança diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros, deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo. Trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania.

Autor: Maurice Druon
Editora: José Olympio

*Sinopse fornecida pela editora

Ciclotilde – A História de Nascimento de uma Bicicleta

Livro CICLOTILDE - A HISTORIA DO NASCIMENTO DE UMA BICICLETA

*Sinopse: Este é o primeiro volume das Aventuras de Ciclotilde, uma proposta de educação reflexiva e criativa destinada a crianças de Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental. Viagens e passeios diversos contados em divertidas histórias que estimulam o gosto pela leitura, a curiosidade e o desejo de novas descobertas, levando a criança a se organizar e se posicionar no espaço, a dialogar e descobrir o mundo. Neste primeiro volume vemos nascer uma deliciosa amizade.

Autor: Ana Cristina Mender Perfetti e Rafael Markhez
Editora: Scortecci Editora

*Fornecida pela editora

A Árvore Generosa

Livro A Árvore Generosa

*Sinopse: ‘A árvore generosa’ conta a história do amor entre uma árvore e um menino. A árvore é a amiga amorosa que dá tudo ao menino, suas folhas, seus frutos, sua sombra. O menino também ama a árvore, a grande companheira de todos os dias; sobe em seu tronco, se pendura nos galhos, brinca de esconde-esconde. Até que vai crescendo, se torna adolescente, depois adulto. E, pouco a pouco, deixa a amiga de lado. ‘Estou grande demais para brincar’, diz o menino, que então precisa de dinheiro para comprar ‘muitas coisas’. A árvore fornece suas maçãs, para o jovem vender. Depois seus galhos, para o homem construir sua casa. E a história acompanha o passar do tempo até a velhice do homem – que até o fim, já bem velho e cansado, é chamado de menino pela árvore.

Autor: Shel Silverstein (com tradução de Fernando Sabino)
Editora: Cosac Naify

*Fornecida pela editora

Print Friendly
Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: