Viagem

10 dunas do Brasil que merecem a sua visita

a

O Brasil abriga inúmeras riquezas naturais, lagos, grutas, dunas, reservas ecológicas, praias. Quando se fala de dunas grande parte das pessoas lembram-se do deserto. Mas, em algumas praias brasileiras essas montanhas de terras que mudam de lugar de acordo com o vento, podem ser encontradas. A composição da paisagem fica ainda mais linda com os montes de areia branca aliados ao mar azul de alguns desses destinos fabulosos. Para quem quer conhecer dunas tipicamente brasileiras separamos algumas sugestões:

1º Lençóis Maranhenses(MA) – Com lagoas doces que podem chegar a 90 metros de comprimento e até 3 metros de profundidade, a região exige preparo físico. Considerado um dos cartões-postais do Brasil o local é um paraíso de areia e água, perfeita para praticar sandboard e desfrutar do pôr do sol.

| Foto: iStock by GettyImages

2º Genipabu(RN) – Uma das principais atrações é passear de buggy e se aventurar nas dunas. O turista também pode visitar o Parque Ecológico Dunas de Genipabu que engloba praia, lagoa e área de proteção ambiental. As dunas são móveis, cujas areias são movimentadas pelos ventos constantes, transformando a paisagem.

| Foto: iStock by GettyImages

3º Jericoacoara(CE) – A 300 km de Fortaleza, no Ceará, é sinônimo de praia paradisíaca. O lugar mais conhecido é a vila Duna do Pôr do Sol, onde muitos turistas se encontram para ver o fim de tarde. As dunas mudam gradativamente de cores.

| Foto: iStock by GettyImages

4º Dunas da Joaquina(SC) – Na região nasceu o Sandboard, ou ‘surf de areia’, em 1986, esporte onde os praticantes descem as dunas em pé sobre pranchões de madeira. Na época a prática era utilizada para ensinar surf aos iniciantes e se tornou famoso mundialmente, hoje com muitos adeptos.

| Foto: Embratur

5º Siriú – Garopaba (SC) – A 90Km de Florianópolis, é famosa por suas belas praias que lotam de veranistas na alta temporada. Além das Praias de Ferrugem, Gamboa e Ouvidor, de águas tranquilas e mornas no verão, Garopaba abriga as Dunas de Siriú, que atraem muitos turistas, especialmente os praticantes de sandboard. Localizadas a 9 km ao norte de Garopaba, as Dunas de Siriú possuem quase 5 km de extensão.

| Foto: Juliano Kessler by Wikimedia Commons.

6º Piaçabuçu(AL) – As dunas de Piaçabuçu ficam em uma região de preservação, na Foz do Rio São Francisco, em Alagoas. No local é possível praticar o ‘ski-bunda’, ‘ski-pança’, ‘ski-mix’, ‘duplo deck’ ou todas as formas criativas de descer de dunas altíssimas até as belezas lagoas, formadas pelas chuvas de maio a setembro.

a

7º Mangue Seco (BA) – Cenário da novela Tieta (1989) o lugar não para de receber novos turistas. O vilarejo fica entre a praia de água doce a as ondas do mar. Além das atrações aquáticas, outra atividade que conquista os turistas são os passeios de bungue nas proximidades.

a

8º Jalapão (TO) – Dunas de 30 metros de altura no meio do Cerrado brasileiro, longe do oceano e longe de um deserto. Parece estranho, mas assim é o Jalapão. Os montes de areia alaranjada – areia de quartzo – são formados pela erosão permanente da Serra do Espírito Santo. Do topo das dunas há uma das melhores vistas panorâmicas da região, principalmente durante o pôr do sol – tudo se tinge de laranja, vermelho, magenta e azul. Some a esta paisagem os riachos que brotam do solo, as cachoeiras, as piscinas cristalinas, o capim dourado e a sensação de estar totalmente longe da civilização.

a

 

9º Itaúnas (ES) – Localizada no extremo norte capixaba, Itaúnas é distrito da cidade de Conceição da Barra e conquista os turistas com a sua natureza exuberante – rios, manguezais, belas praias e dunas de areia fina e branca. Na década de 1950, a fragilização da vegetação que separava as dunas da vila de Itaúnas Velha fez com que o vento forte soterrasse o local. Entre as décadas de 60 e 70 o povoado renasceu do outro lado do Rio Itaúnas. Da antiga vila só restaram ruínas, como alicerces da antiga igreja, objetos pessoais, louça e restos de construção que ainda são facilmente encontrados no local.

a

10º. Areia Branca (RN) – Assim como o próprio nome indica, a cidade de Areia Branca é conhecida pelas suas praias e dunas branquinhas. No entanto, a duna mais famosa é Duna do Rosado, que tem cerca de 10 quilômetros quadrados de extensão e possui vários tons de rosa nas suas areias. O local lembra um deserto e serviu de locação para algumas cenas da novela O Clone, se passando por Marrocos. Além disso, na cidade encontra-se a Ponta do Mel, único lugar do mundo onde o sertão encontra o mar. Esta região é lembrada pela sua massiva produção de sal, a qual rendeu o apelido de “Terra do Sal”.

Você sugere algum outra duna para conhecermos? Deixe seu comentário abaixo 🙂

Print Friendly
Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: